Thomas Fuller, um africano que foi vendido como escravo em 1724 aos 14 anos de idade, tornou-se conhecido como o “Calculador da Virgínia” devido à sua notável habilidade de realizar cálculos matemáticos extremamente complexos apenas com a mente. Certa vez, ao lhe perguntarem quantos segundos há em um ano, respondeu prontamente: 31.536.000.
Em outra ocasião, foi desafiado a calcular quantos segundos havia vivido uma pessoa com exatos 70 anos, 17 dias e 12 horas. Em apenas um minuto e meio, Fuller anunciou o número: 2.210.500.800. Um dos presentes, que fazia os cálculos por escrito, contestou sua resposta, alegando que o valor estava muito alto. Fuller, porém, retrucou com segurança: “Você esqueceu os anos bissextos.” Quando os anos bissextos foram devidamente incluídos nos cálculos, os resultados coincidiram perfeitamente.
Seu caso foi documentado em 1789 por Benjamin Rush, considerado o fundador da psiquiatria nos Estados Unidos, que o descreveu como um dos primeiros exemplos registrados do que hoje se chama síndrome do sábio. Apesar de nunca ter recebido educação formal — muito menos em matemática —, suas habilidades excepcionais foram usadas na época como argumento contundente contra o racismo dominante, demonstrando que pessoas afro-americanas escravizadas possuíam inteligência e capacidades iguais às de qualquer outro ser humano.
Postado por Jornalista Márcio Batista
Autor: Márcio Batista - Mais Alegria 95.1 FM
Foto: (bongbabyhousevn/pixabay) Reprodução/Divulgação
_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.
Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).

