Ponto de Exclamação

Conte os segundos e descubra onde o céu explodiu


O trovão não é apenas um rugido do céu, é uma verdadeira explosão sonora causada pelo raio. Quando um relâmpago corta o ar, sua temperatura pode ultrapassar 30 mil graus Celsius, quase cinco vezes mais quente que a superfície do Sol. 

Esse calor extremo faz as moléculas do ar ao redor se expandirem de forma violenta e súbita, criando uma onda de choque que se transforma no som do trovão. A luz do raio chega quase que instantaneamente aos nossos olhos, já que viaja a cerca de 300 mil quilômetros por segundo, enquanto o som avança bem mais devagar, a aproximadamente 340 metros por segundo. 


É por isso que vemos o clarão antes de ouvir o estrondo. Para descobrir a que distância o raio caiu, basta contar os segundos entre o relâmpago e o trovão e dividir esse número por três. O resultado será a distância em quilômetros. 


Se você contou nove segundos, por exemplo, o raio atingiu o solo a três quilômetros de onde você está. Curiosamente, em tempestades intensas, o som pode se propagar por até 25 quilômetros, mas raramente é ouvido além disso, devido a obstáculos naturais e ao ruído ambiente. 

Assim, o trovão é mais do que um sinal de tempestade, é um convite à curiosidade científica.



Postado por Jornalista Márcio Batista
Autor: Márcio Batista - Mais Alegria 95.1 FM
Foto: (fietzfotos/pixabay) Reprodução/Divulgação


_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial