Você já se perguntou como surgiu a expressão “dar com os burros n’água”? Essa é uma forma popular de dizer que alguém fracassou em seus planos ou expectativas, que se deu mal ou que se frustrou com algo. Mas qual é a origem dessa frase tão curiosa?
Para entender melhor, precisamos voltar no tempo e conhecer um pouco da história dos tropeiros no Brasil colonial. Os tropeiros eram homens que transportavam mercadorias de um lugar para outro, usando burros ou mulas como meio de transporte. Eles levavam produtos como ouro, cacau, café, sal, açúcar, queijo, farinha, couro, entre outros, e contribuíam para o desenvolvimento econômico e social do país.
Os tropeiros enfrentavam muitas dificuldades em suas viagens, como estradas precárias, assaltos, doenças, fome, sede e cansaço. Além disso, eles tinham que atravessar rios, lagos, pântanos e brejos, onde os animais podiam se afogar ou ficar atolados. Quando isso acontecia, o tropeiro perdia toda a sua carga e ficava no prejuízo. Era como se ele tivesse dado com os burros n’água, ou seja, fracassado em seu objetivo.
Essa situação era tão comum que acabou virando uma expressão que se popularizou no Brasil, sendo usada até hoje para indicar um insucesso ou uma decepção. A expressão também pode ter variações, como “dar com a cara n’água”, “dar com o nariz n’água” ou “dar com os pés n’água”, mas o sentido é o mesmo.
Agora você já sabe como surgiu essa expressão tão brasileira e tão antiga, que tem tudo a ver com a nossa história e cultura. E você, já deu com os burros n’água alguma vez na vida? Conte-nos nos comentários!
Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Anestiev/Pixabay) Reprodução / Divulgação
_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.
Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).