O logotipo do rosto sorridente, conhecido como Smiley, é um dos ícones mais reconhecidos no mundo, mas sua história é surpreendentemente simples e cheia de ironias.
Em 1963, o designer gráfico Harvey Ross Ball foi contratado por uma companhia de seguros em Worcester, Massachusetts, para criar um símbolo que elevasse o moral de seus funcionários.
Em apenas 10 minutos, Ball desenhou um círculo amarelo com olhos ovais, um sorriso largo e covinhas. Seu pagamento pelo trabalho? Apenas $45 dólares, o equivalente a cerca de $375 nos dias atuais.
Ball jamais registrou o design como marca registrada, uma decisão que permitiu que o Smiley se tornasse domínio público e fosse amplamente copiado e adaptado.
Décadas depois, um jornalista francês chamado Franklin Loufrani viu o potencial comercial do ícone.
Em 1971, ele registrou o Smiley como marca em vários países, chamando-o de "Smiley" e criando uma empresa que monetizava o símbolo por meio de licenças para produtos variados, desde roupas até mercadorias de luxo.
Hoje, a empresa Smiley gera centenas de milhões de dólares por ano, colaborando com marcas globais como Zara e Fendi.
Embora Harvey Ross Ball nunca tenha lucrado diretamente com o sucesso mundial do Smiley, ele foi reconhecido como o criador original do design.
Mais tarde em sua vida, Ball criou a World Smile Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a causas beneficentes, perpetuando sua filosofia de espalhar alegria.
O contraste entre a simplicidade do design, o modesto pagamento de Ball e a fortuna gerada posteriormente pelo Smiley reflete uma lição sobre o valor inesperado que algo aparentemente trivial pode alcançar.
Essa história também ilustra como registro e visão comercial podem transformar ideias simples em impérios globais.
Por jornalista Márcio Batista
Foto: (br_ruy/Pixabay) Reprodução / Divulgação
_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.
Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.