Ponto de Exclamação

Tecnologia: distração e perda de concentração


A tecnologia é uma parte essencial da nossa vida moderna, mas também pode ser uma fonte de distração e perda de concentração. Quem nunca se pegou checando as redes sociais, respondendo mensagens ou navegando na internet quando deveria estar focado em uma tarefa importante? Essa é uma realidade que afeta muitas pessoas, especialmente os jovens, que cresceram cercados de dispositivos digitais.

Mas será que essa concentração perdida com o uso da tecnologia pode ser recuperada? Segundo Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia e pesquisador da chamada “psicologia da tecnologia”, a resposta é sim. Ele é autor de livros sobre o impacto social da tecnologia e sua próxima obra, em conjunto com um neurocientista, se chamará The Distracted Mind (A Mente Distraída, em tradução livre).

Em suas pesquisas, Rosen descobriu que a capacidade média de concentração dos participantes é de apenas 3 a 5 minutos. Depois disso, eles se distraem, sem conseguir terminar seus estudos ou trabalhos. Ele atribui esse fenômeno ao que ele chama de “ansiedade tecnológica”, ou seja, a necessidade de estar sempre conectado e atualizado, que gera uma sensação de urgência e impaciência.

Para combater essa ansiedade e recuperar a concentração, Rosen sugere algumas estratégias, como:

  • Estabelecer metas claras e realistas para cada tarefa, dividindo-as em partes menores e mais fáceis de serem concluídas.
  • Desligar ou silenciar as notificações dos dispositivos digitais, evitando olhar para eles durante o período de trabalho ou estudo.
  • Fazer pausas regulares, de preferência a cada 15 ou 20 minutos, para relaxar a mente e o corpo, e aproveitar para checar as mensagens ou as redes sociais, mas sem exagerar.
  • Usar aplicativos ou programas que bloqueiam o acesso a sites ou aplicativos que possam distrair, como jogos, vídeos ou redes sociais.
  • Buscar um ambiente tranquilo e confortável, com boa iluminação e ventilação, e sem ruídos ou interrupções que possam atrapalhar a concentração.
  • Praticar atividades físicas, meditação, respiração ou outras técnicas que ajudem a reduzir o estresse e a ansiedade, e a melhorar o foco e a atenção.

Segundo Rosen, essas medidas podem ajudar a recuperar a concentração perdida com o uso da tecnologia, e a melhorar o desempenho e a qualidade do trabalho ou do estudo. Ele afirma que a tecnologia não é a vilã, mas sim a forma como a usamos. Por isso, é preciso ter equilíbrio e consciência para aproveitar os benefícios da tecnologia sem prejudicar a nossa capacidade de concentração.


Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Niekverlaan/Pixabay) Reprodução / Divulgação


_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.


Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial