Ponto de Exclamação

Novo tipo de plástico reciclável


Você sabia que um novo tipo de plástico reciclável foi criado por acidente por pesquisadores americanos? Essa é uma curiosidade que pode mudar o futuro da indústria e do meio ambiente, pois esse plástico pode ser usado para fazer peças rígidas e gelatinosas e aplicado na fabricação de carros, aviões e eletrônicos mais baratos e menos poluentes.

A descoberta foi publicada na revista Science e teve como protagonista Jeanette Garcia, do centro de pesquisa da IBM em San Jose, nos Estados Unidos. Ela estava tentando produzir um tipo de plástico conhecido como “thermoset”, que é leve e resistente, mas não pode ser reciclado. Porém, ela se esqueceu de incluir um dos três componentes de uma reação química e acabou criando um novo tipo de plástico, que ela chamou de “polyhexahydrotriazine” ou PHT.

O PHT é um plástico que pode ser dissolvido em ácido, o que o reverte a seus componentes originais, que podem ser reutilizados. Isso é uma grande vantagem, pois evita o desperdício e a poluição causados pelo plástico convencional, que se acumula nos aterros sanitários e nos oceanos. Além disso, o PHT pode ser moldado em diferentes formas e texturas, o que amplia as suas possibilidades de uso.

A descoberta foi um acaso feliz, mas também fruto de muita pesquisa e dedicação. Jeanette Garcia disse à BBC que, quando percebeu que tinha criado algo novo, ela ficou muito animada e curiosa. Ela pesquisou na literatura científica para ver se alguém já tinha feito algo parecido, mas não encontrou nada. Então, ela decidiu estudar mais a fundo as propriedades e as aplicações do seu novo plástico.

O PHT é um exemplo de como a ciência pode trazer soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas do mundo. Quem sabe o que mais podemos descobrir por acidente?



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Hans/Pixabay) Reprodução / Divulgação


_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.


Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial