Ponto de Exclamação

Cheiro pelo celular


Você já imaginou como seria enviar um cheiro pelo celular? Essa é a proposta de uma empresa japonesa que está lançando um dispositivo capaz de emitir odores para acompanhar mensagens enviadas pelo celular.

O dispositivo, chamado de Scentee, se conecta a um iPhone e libera odores sob o comando do celular. O Scentee possui uma série de cartuchos especiais com odores específicos, que podem ser combinados para criar outros cheiros. O dispositivo deve ser lançado no Japão no mês que vem.

O Scentee pode ser usado para diversas finalidades, desde brincadeiras até comunicação afetiva. Por exemplo, se você está de bom humor e quer mandar uma mensagem agradável para seu amigo, pode mandar com um perfume. Mas também é possível mandar um gás fedido, se você teve um dia ruim. Ou ainda, você pode receber uma mensagem do seu ídolo com o cheiro dele.

O Scentee é fruto de uma pesquisa da chamada "psicologia da tecnologia", que estuda o impacto social da tecnologia. O professor de computação da City University London Adrian Cheok, que ajudou a desenvolver o dispositivo, diz que o objetivo é criar uma experiência sensorial mais rica e imersiva para os usuários de celular.

A ideia de transmitir cheiros não é exatamente nova. Nos anos 1960, um sistema chamado Smell-O-Vision foi criado para emitir cheiros durante a projeção de um filme, para que os espectadores pudessem acrescentar um sentido à experiência de ir ao cinema. O projeto não vingou e acabou abandonado.

Mas agora, com o avanço da tecnologia, o Scentee promete revolucionar a forma como nos comunicamos pelo celular. Será que o futuro será mais cheiroso?


Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Firmbee/Pixabay) Reprodução / Divulgação


_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.


Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial