Ponto de Exclamação

Sem eira e nem beira I


Como surgiu a expressão "sem eira e nem beira"?

Existem algumas versões que explicam sua origem, uma delas, antigamente, no período colonial, na construção de um telhado, quem tinha mais condições financeiras construía o telhado com Eira (embaixo), Beira (meio) e Tribeira (cobertura).

Quem tinha as três fileiras de telhado eram os mais ricos. Quem tinha duas era mais ou menos e quem não conseguia construir as camadas na cobertura, mantendo apenas a tribeira, era pobre. Uma das principais características da eira, beira e tribeira são as ondulações, que traziam muito charme para as obras.

Daí de onde vem a expressão "sem eira e nem beira", significa pessoas sem bens materiais, sem posses.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Vivadecora
Foto: (Bernhard Enders) Reprodução / Divulgação



_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial