Ponto de Exclamação

Formigas arquitetas e engenheiras


Sabia que as formigas são verdadeiras arquitetas e engenheiras? Algumas espécies de formigas são capazes de construir incríveis estruturas subterrâneas, como cidades subterrâneas compostas por túneis complexos e câmaras interligadas.

Essas cidades, conhecidas como formigueiros, podem abrigar milhões de formigas e são organizadas de forma surpreendente. Elas têm câmaras especiais para o cultivo de alimentos, depósitos de lixo e até mesmo áreas dedicadas à criação de filhotes. Além disso, alguns formigueiros são projetados de maneira tão eficiente que possuem um sistema de ventilação natural para garantir o fluxo de ar adequado dentro das galerias.

A construção dessas obras-primas da engenharia natural é realizada por formigas operárias, que são especializadas em escavar, transportar materiais e erguer as estruturas. Elas trabalham em harmonia e sincronia, seguindo regras complexas de comunicação química para coordenar suas atividades.

Algumas espécies também utilizam folhas ou outros materiais para construir ninhos suspensos em árvores, criando verdadeiras casas nas copas. Essas estruturas em formato de bolsas pendentes são verdadeiras obras de arte da natureza!

Se você avistar um formigueiro ou uma trilha de formigas trabalhando juntas, lembre-se de que por trás dessa pequena e aparentemente simples criatura, existe uma habilidade engenhosa de construção e cooperação dignas de admiração.


Postado por: Jornalista Márcio Batista
Foto: How it works


_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial