Ponto de Exclamação

O fogo não produz sombra


Você sabia que o fogo não produz sombra? Isso mesmo! Apesar de ser uma fonte de luz, a chama não é capaz de criar sombras. Mas por quê?


A resposta está na própria natureza da chama. Ela é composta por partículas muito pequenas e com pouca massa, o que significa que a luz passa facilmente através delas. Dessa forma, a chama não é capaz de bloquear a luz e criar sombras no caminho.


Mas não pense que isso torna o fogo menos fascinante! Pelo contrário, a falta de sombra pode revelar detalhes surpreendentes que normalmente ficariam escondidos. Por exemplo, se você colocar um objeto na frente da chama, é possível notar como as cores e as formas são alteradas pela luz intensa.


Além disso, a ausência de sombra também tem implicações interessantes em outras áreas, como na fotografia e na física. Então, da próxima vez que você acender uma vela ou uma fogueira, lembre-se dessa curiosidade incrível e aproveite para observar com mais atenção as nuances da chama.



Referências bibliográficas 

"Why flames don’t cast shadows" (Por que as chamas não projetam sombras), artigo publicado na revista New Scientist em 2018, disponível em: https://www.newscientist.com/article/2171274-why-flames-dont-cast-shadows/

"The nature of fire" (A natureza do fogo), livro de J. G. Quintiere publicado em 2011, disponível em: https://www.springer.com/gp/book/9781441977906

"Flame" (Chama), documentário produzido pela BBC em 2013, disponível em: https://www.bbc.co.uk/programmes/b03fzj0n



Postado por: Jornalista Márcio Batista
Fonte: Referência supra citadas
Foto: Y2vll





_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial