Ponto de Exclamação

Diga-me com quem tu andas e ...


Com certeza você já ouviu esta frase " diga-me com que tu andas e dir-lhe-ei quem tu és". Lembro de ter ouvido em casa através de meus pais em um sermão sobre amizades. Vamos descobrir agora sua origem?


A frase "diga-me com que tu andas e dir-lhe-ei quem tu és" é um ditado popular que sugere que a companhia que uma pessoa mantém pode revelar muito sobre sua personalidade, interesses e comportamentos. 


Essa ideia é presente em diversas culturas e épocas, como no provérbio chinês que afirma que "a pessoa que anda com a gente é tão importante quanto a pessoa que se é" e no trecho bíblico de 1ª Coríntios 15.33 que diz, "as más conversações corrompem os bons costumes".


A origem exata da frase em questão é incerta, mas alguns estudiosos apontam que ela pode ter sido influenciada pela filosofia grega antiga, em que se acreditava que o caráter de uma pessoa era determinado pelos seus hábitos e escolhas. 


Alguns filósofos como Aristóteles e Platão destacaram a importância da virtude e da moralidade na formação da personalidade.


No contexto contemporâneo, a frase tem sido utilizada em diversas situações, desde aconselhamentos pessoais até em campanhas de conscientização sobre o perigo das más influências. 


Ela destaca a relevância do meio social na formação do indivíduo e reforça a necessidade de escolher companhias positivas e influências saudáveis.


Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

BÍBLIA SAGRADA. Versão Almeida Corrigida e Fiel. 1 Coríntios 15:33. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acrf/1co/15.

LA FOLLETTE, Hugh; MARTIN, Jane. Ethics in practice: an anthology. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2013.


Postado por: Jornalista Márcio Batista
Fonte: Referência supra citadas
Foto: Pruegl.at






_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial